Vantagens de fazer um planejamento tributário

Fatto contabilidade      sexta-feira, 2 de abril de 2021

Compartilhe esta página com seus amigos

O planejamento tributário também é conhecido como elisão fiscal e tem relação direta com a diminuição do pagamento de impostos, de maneira totalmente regular. 

 

Ele inclui uma análise completa e a simulação de vários cenários, de modo que o empreendimento reconheça o que fazer para diminuir o pagamento de impostos. 

 

Um profissional da área contábil vai saber exatamente como tratar cada caso e quais soluções serão mais adequadas para cada tipo de negócio.  

 

Para você entender melhor como funciona o planejamento tributário e quais são as vantagens que ele proporciona ao seu negócio, continua com a gente nesse artigo. 

 

É importante dizer, antes de tudo que, pagar menos impostos está diretamente relacionado a otimização do planejamento financeiro e orçamentário de uma empresa, onde o negócio passa a deixar de pagar impostos desnecessários e consegue ter mais dinheiro para investir no que mais importa. Essa é uma das principais vantagens de se adotar um planejamento tributário adequado. 

 

Por isso, investir em uma consultoria e assessoria contábil pode sair mais barato para o seu bolso do que você pensa. Com a ajuda de profissionais especialistas, você faz tudo dentro das leis vigentes e ainda consegue investir o seu dinheiro em outras oportunidades para a sua empresa. 

 

Quando o planejamento é bem feito, ele pode trazer vários resultados positivosonde é possível identificar qual é o melhor regime tributário, assim como quais são as oportunidades de isenções fiscais ou quais ações são adequadas e vão ao encontro das necessidades da empresa.  

 

Além disso, mais do que diminuir o pagamento dos impostos, o planejamento tributário tem o papel de ajudar a recuperação de créditos fiscais. Indústrias, por exemplo, podem aproveitar o IPI ou o PIS/COFINS, dentro de certas condições. 

 

Vale dizer ainda que a escolha do melhor regime tributário, normalmente, elimina algumas obrigações acessórias e diminui o número de processosCom isso, há uma simplificação do processo de contabilidade, o que faz com que as tarefas nesse sentido demandem menos esforços. 

 

E por fim, mas não menos importante. Como deixa tudo mais organizado, o planejamento tributário tem o efeito secundário de ampliar a regularidade fiscal. Basicamente, fica fácil compreender quais são as obrigações que devem ser cumpridas e em qual momento. 

 

Isso evita atrasos, pagamento incorreto de alíquotas e até a desconsideração de etapas que precisam passar pelo Fisco. O que acontece é exatamente o contrário e o negócio consegue ter maior visualização e controle sobre essas tarefas. 

 

O resultado principal é que ele se torna mais regularizado do ponto de vista fiscal, evitando cair na malha fina ou sofrer com problemas com os órgãos competentes. 

 

Você percebeu que, fazer um planejamento tributário só traz vantagens consideráveis para a sua empresa, certo? E ainda aumenta a sua competitividade no mercado, pois uma empresa mais enxuta em seus impostos também é uma empresa mais produtiva e otimizada, consequentemente, sendo mais competitiva também. 

 

Por isso, não deixe de procurar um profissional especializado para lhe orientar quanto ao planejamento tributário ideal para a sua empresa. Conte com a Fatto Contabilidade e aumente a sua competitividade! 

 

Fatto Soluções Contábeis 
CRC/MG 009127/O-9 

Comentários


Últimos artigos