Tendências de negócio para 2022

Fatto contabilidade      sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Compartilhe esta página com seus amigos

Abrir o próprio negócio pode ser assustador em alguns aspectos. Toda a burocracia que acompanha os trâmites de ser dono do próprio negócio pode afligir os futuros empreendedores. Mas todos sabemos que com toda crise vem oportunidades, e mesmo não sendo o melhor momento de abrir uma empresa, nossa atual realidade pode sim abrir portas para novos negócios. 

Pensando nisso, hoje trouxemos um conteúdo recheado de dicas dos negócios que serão tendência em 2022 para você que busca empreender se inspirar. 

Quais são as tendências de negócios para 2022? 

As tendências de negócios para o próximo ano trazem uma grande expectativa de continuar a recuperar a economia de nosso país apontando mudanças necessárias no mercado. 

O empreendedorismo brasileiro deve manter as perspectivas positivas iniciadas em 2020 (ano do recorde histórico de mais de 3,3 milhões de empresas abertas), assim o novo empreendedor deve se atentar as tendências que já começaram a se consolidar nos últimos anos e agora considerando o “novo normal” de 2021. 

Nesse sentido, o foco agora é nichos e padrões específicos como: 

-E-commerce e maior posicionamento digital das empresas; 

-Consolidação do home office e mais oportunidades flexíveis de gestão; 

- Dropshipping, com a intermediação na venda de produtos e serviços; 

- Criação de conteúdo, onde a demanda por um marketing digital mais sólido dita os investimentos das empresas no mercado digital. 

Cabe ao novo empreendedor identificar esses comportamentos e atender às novas necessidades do consumidor diante dessas transformações. 

Sendo 2022 uma aposta de um grande ano para começar seu negócio listamos várias ideias para aproveitar novas tendências. 

1. Aplicativo fitness e saúde 

Isso se deve graças ao aumento da preocupação com saúde e bem-estar durante a pandemia do coronavírus. É bem promissora e vale a pena investir nessa modalidade. 

2. Negócios circulares 

Para quem não sabe, esse é um novo conceito de negócio que propõe a reciclagem, eliminação de resíduos e redução do impacto humano no meio ambiente. Seu crescimento se dá pelas tendencias de consumo verde e sustentabilidade, tendo como destaque o reaproveitamento de materiais por exemplo. 

3. Transportadora 

Com a pandemia as compras online sofreram um super aumento, e o setor de logística pegou carona nisso. Para 2022, a tendência é que as compras online continuem avançando e as empresas logísticas aproveitem a onda de crescimento. Logo, é uma boa oportunidade para investir no ramo de transportadoras. 

4. Produtora audiovisual 

No Brasil, o mercado audiovisual vem ganhando força ano após ano por isso merece espaço nessa lista. Com o aumento da demanda por conteúdo audiovisual, uma produtora de vídeo pode ser um ótimo negócio. O empreendedor apenas deve se atentar em obter conhecimento na área e ter um bom capital, já que esse ramo pode exigir um investimento inicial em equipamentos e mais técnica. 

5. Pizzaria 

Foi tendência em 2021 e deve permanecer em 2022. É clássico, mas com o aumento de pedidos delivery a pizza continua sendo preferência por proporcionar a divisão de uma refeição com toda a família por exemplo. É uma opção versátil e com mercado garantido, desde que haja um diferencial a anunciar. 

6. Negócios EAD 

Mas um reflexo da pandemia que deve se prolongar, o EAD (Educação a Distância) é a grande tendência de negócios para 2022, mas é claro, para quem tem familiaridade com a área de educação. 

7. Mercado pet 

Desde o último ano, o Brasil se tornou o segundo maior mercado de produtos pets do mundo e 47,9% dos domicílios do país têm pelo menos um cachorro ou gato, segundo dados do IBGE. Ou seja, é um ótimo momento para esse segmento. Muito além dos pet shops, esse mercado traz inúmeras opções, como lojas de acessórios para cães e gatos, clínicas veterinárias e etc. 

8. Loja virtual 

Os diferentes tipos de e-commerce seguirão em alta e nem precisa de muita apresentação. Seja qual for o segmento, a loja virtual é considerada uma das maiores tendências. 

9. Dropshipping 

Por falar em comércio online, o dropshipping estará entre as mais populares para quem vai empreender na internet em 2022. Trata-se de uma intermediação ou revenda do empresário por isso a tendência em crescer, já que não há a preocupação com custos de produção, estoque ou grande parte da logística. 

10. Consultoria digital 

Na medida que o mercado digital cresce, a demanda por serviços especializados na área também aumenta. Isso exige muita expertise no setor de consultoria em questão. Os mais populares são os de marketing digital e o próprio e-commerce. 

Pode parecer arriscado abrir uma empresa durante a crise, mas por outro lado, durante esse momento pode surgir várias oportunidades. Por isso acompanhar a tendencias pode ser o primeiro passo para empreender melhor e com menos riscos. 

Aliás estamos caminhando para uma retomada da economia e quem aproveitar esse momento já poderá ver o sucesso em seu caminho. 

Comentários


Últimos artigos