Sugestões contábeis para sua empresa em 2021

Fatto contabilidade      terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Compartilhe esta página com seus amigos

 

Que 2020 não foi um ano fácil, a gente já sabe. Para os empreendedores, não foi diferente. A pandemia trouxe consigo além de muitos desafios, novos hábitos de consumo e novas formas de enxergar o mercado.

Pode-se dizer que, os micro e pequenos empresários foram os mais afetados diante a crise do novo coronavírus. Muitos quebraram, outros estão em fase de recuperação e restruturação. Alguns, conseguiram se adaptar em meio ao caos da crise, e levaram o negócio adiante, em alguns casos, até mais fortes do que antes da pandemia.

O fato é que, apesar de ter sido algo completamente inesperado no mundo todo, quem estava com o planejamento estratégico da empresa em dia e orçamento anual bem elaborado e em plena execução durante os meses do ano, provavelmente conseguiu sair um pouco menos prejudicado dessa situação toda.

Além do planejamento em dia, ter uma reserva de emergência para esses casos, é essencial. Assim, consegue-se “segurar a barra” durante o período mais crítico, sem correr o risco de falência ou de encerramento da empresa.

E quem não quer estar preparado para o próximo ano? Sabemos que 2021 também não será um ano tranquilo, o mundo todo ainda estará em processo de recuperação e reestruturação pós-pandemia. Mas agora, precisamos trabalhar com a realidade, não é mesmo? Fazer do limão uma limonada e continuar focando no progresso.

O lento e gradual movimento de recuperação da pandemia, com melhoras consideráveis na economia, sinalizam que é hora de planejar novas metas para 2021.

Pensando nisso, trouxemos hoje algumas sugestões contábeis para você implementar em sua empresa no próximo ano. Essas dicas irão te ajudar a estar mais preparado para os desafios e não deixar o seu negócio na mão. Confira!

  1. Organize a sua gestão administrativa – revise os processos que não deram certo em 2021, revise o planejamento estratégico da sua empresa e procure formas sustentáveis de reduzir custos. Isso irá te ajudar a economizar um pouco mais para a sua reserva de emergência;
  2. Elabore um planejamento financeiro e um orçamento anual – afinal, planejamento é tudo! Você não vai querer passar por outro perrengue tão cedo, certo?
  3. Se atualize do que está acontecendo no país – algumas leis estão mudando, outras medidas provisórias estão sendo colocadas em prática para facilitar a vida dos empreendedores. Aproveite para renegociar dívidas junto ao governo e rever o seu regime de tributação.
  4. Mantenha uma rotina contábil – estar com a rotina contábil e fiscal em dia vai te ajudar a prevenir uma série de dores de cabeça no futuro.

E procure sempre por serviços de contabilidade para te ajudar com esses processos! A parceria de um contador é muito mais valiosa do que você imagina. Um contador não é só um resolvedor de problemas e burocracias, ele precisa fazer parte da sua estratégia de negócio.

Quer saber como? Entre em contato com a gente!

Comentários


Últimos artigos