Planejamento Financeiro - por que fazer?

Fatto contabilidade      segunda-feira, 22 de março de 2021

Compartilhe esta página com seus amigos

 

Elaborar um planejamento financeiro é parte essencial do processo de abertura de uma empresa. É preciso colocar despesas e receitas em evidência, controlar os gastos e principalmente, fazer um planejamento orçamentário adequado para o exercício que estará por vir. 

 

Embora seja um dos pilares para o desenvolvimento sustentável de qualquer empresa, muitas vezes o planejamento financeiro é negligenciado e acaba não sendo feito adequadamente, principalmente quando se trata de micro e pequenas empresas. 

 

Muitos empreendedores acreditam que, por ter um negócio pequeno, acabam confundindo organização com burocracia e que um planejamento financeiro ao invés de facilitar as coisas para quem tem que dar conta de tudo sozinho, ou tem pouca mão-de-obra para ajudar, acaba burocratizando os processos. Vou colocar tudo aqui na planilha, e seja o que Deus quiser. Quem nunca? 

 

No entanto, na contramão desse pensamento, vem a necessidade sim da elaboração de um planejamento financeiro, mesmo que enxuto, em qualquer etapa do desenvolvimento da empresa. 

 

Ao contrário do que se pensa, o planejamento financeiro ajuda justamente na desburocratização dos processos, pois os números auxiliam na tomada de decisão mais rápida e assertiva, fato que acaba otimizando procedimentos ao invés de burocratiza-los. 

 

É importante ressaltar que, é essa prática que irá proporcionar um crescimento saudável e escalável do seu negócio, pois através do planejamento financeiro é possível enxergar gargalos que muitas vezes, passam despercebidos pelo empreendedor. 

 

Com uma rotina financeira e contábil bem estruturada, o empreendedor deixa muitas vezes de ter gastos desnecessários e acaba conseguindo investir em outras oportunidades, que irão gerar novos negócios para a empresa. 

 

Além da redução de custos, com o planejamento financeiro é possível aumentar a produtividade, pois muitas vezes se identifica certas atividades e despesas que deixam de ser necessárias, e automaticamente, onde há maior produtividade, há também um aumento da competitividade da empresa perante o mercado em que atua. 

 

A dica de ouro é: analise a rotina da sua empresa e entenda como o planejamento financeiro pode ajuda-la no dia-a-dia. Defina quais os mecanismos, pessoas e processos serão necessários para colocar esse planejamento em dia, defina ainda uma data junto a equipe para a concretização desse plano.  

 

Planeje, coloque em prática, verifique sempre se os novos processos estão funcionando adequadamente e se for necessário, faça atualizações ou modificações durante a jornada. Priorize a organização financeira do seu negócio.  

 

Esperamos ter lhe ajudado com esse conteúdo! Até a próxima! 

 

Fatto Soluções Contábeis 
CRC/MG 009127/O-9 

Comentários


Últimos artigos