PDCA: Como utilizar essa ferramenta de gestão a seu favor

Fatto contabilidade      segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Compartilhe esta página com seus amigos

 

O PDCA – sigla originada do inglês para Planeje, Faça (do), Cheque (ou monitore), Ação (ou ajuste- é uma ferramenta de gestão muito poderosa focada, principalmente, na resolução de problemas. Se bem aplicada, essa técnica pode fazer toda a diferença na administração de um negócio, influenciando nas tomadas de decisões e sendo também uma forma de garantir a qualidade dos processos.  

Esse sistema de gestão, por muitos, é considerado a alma da qualidade, pois a partir dele, problemas podem ser identificados em fases iniciais, dando origem a processos mais eficientes, e consequentemente, influenciando também nos resultados obtidos com as análises e ajustes finais. 

Criado por Deming, na década de 50, o PDCA veio ao encontro das necessidades das empresas em atender uma demanda de produtos de qualidade, devido a problemas bélicos durante as guerras, problemas estes que culminavam entre a vida e a morte de soldados e entre a vitória e a derrota de nações inteiras. 

O PDCA é o melhor modelo, seguindo um passo-a-passo sistemático, para que se possa aos poucos, resolver as demandas necessárias para crescimento do empreendimento. Identificar os problemas e elaborar estratégias para solucioná-los o mais cedo possível, são práticas que economizam tempo, dinheiro e possíveis transtornos futuros. 

Por ser uma metodologia sistemática, o PDCA é composto de passos que devem ser seguidos de maneira ordenada, sem pular nenhuma etapa.  

 

 

  • Planejar = Nessa primeira etapa, uma equipe multidisciplinar estuda a situação minuciosamente para entender o que é o problema, e com isto compreender as melhores formas de lidar com ele e o erradicar. Com base nisto, são sugeridas as ações, responsáveis e datas para aplicar as correções necessárias. 

  • Fazer = Mediante o planejamento anterior, essa será a etapa onde as ações serão aplicadas. Aqui haverá necessidade de cobrança das pessoas chave para aplicação das ações obedecendo o cronograma anteriormente previsto. 

  • Checar = Com as ações implementadas, agora será realizado o monitoramento, ou seja, a verificação dos resultados obtidos com as ações realizadas. 

  • Agir No final do circuito, após a verificação dos resultados, a tarefa é ajustar aquilo que não atendeu plenamente e verificar a possibilidade de melhorar aquilo que atendeu. 

Geralmente, a ferramenta PDCA é representada por um círculo, pois é um processo contínuo, que deve ser repetido quantas vezes forem necessárias. Considerando que um dos objetivos dessa ferramenta de gestão é a conduzir a melhoria contínua dos processos, sua periodicidade é muito importante, para estar sempre em dia com as oportunidades de melhoria. 

O crescimento do seu negócio, depende muito da condução do mesmo. Como andam os processos e a execução dos seus planejamentos? Esperamos ter ajudado com essa dica fantástica sobre a ferramenta PDCA, e que você possa aplica-la em sua empresa.  

Ah, e não se esqueça de nos acompanhar nas redes sociais também! Até a próxima! 

 

Comentários


Últimos artigos