Informe de rendimentos: o que é e para que serve?

Fatto contabilidade      quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Compartilhe esta página com seus amigos

O informe de rendimentos é um documento que ajuda as pessoas físicas a prestar contas anualmente à Receita Federal, por meio do Imposto de Renda, garantindo assim que todas as informações disponibilizadas na declaração estão corretas, o que evita multas e outras penalidades. 

Para ajudá-lo a entender porque é importante estar em dia com as suas obrigações, tanto como pessoa física quanto como pessoa jurídica, preparamos esse artigo para ajudá-lo. 

O que é informe de rendimentos? 

O informe de rendimentos nada mais é que um documento que a empresa gera para seus colaboradores e sócios, onde é indicado quais foram os seus rendimentos em um determinado período. Assim, os colaboradores podem fazer as suas declarações com mais segurança sobre a exatidão das informações passadas à Receita Federal.  

É normal que seja emitido uma vez por ano, com as informações sobre o ano anterior, sendo uma obrigação de todas as empresas que têm funcionários seja qual for a quantidade. No caso de um grande número de colaboradores, quanto mais cedo ela começar a fazer as emissões, melhor, garantindo que há tempo hábil de emitir todos os documentos.  

As empresas que deixam de cumprir com essa obrigação ou a fizerem de forma errada estão sujeitas à multa.  

Vale lembrar que também cabe às empresas enviar para a Receita Federal a Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF), na qual constam os valores pagos aos trabalhadores e as contribuições retidas como PIS e Cofins. 

Para que serve um informe de rendimentos? 

A declaração do Imposto de Renda não permite erros em sua concepção, valendo tanto para as pessoas físicas como jurídicas. Todos os valores declarados, seja por uma empresa ou por seus colaboradores, devem estar perfeitamente alinhados. 

Essa é a razão que faz do informe de rendimentos um instrumento fiscalizatório e que aumenta a segurança de todos em termos fiscais e tributários. Assim, se um colaborador vier a declarar algum rendimento em seu nome por má-fé, a empresa poderá comprovar o seu não envolvimento. 

Quem pode emitir um informe de rendimentos? 

O documento pode ser emitido por: 

-empresas de qualquer tipo, com o objetivo de detalhar os ganhos dos funcionários (salários, benefícios, bônus, descontos, etc); 

-instituições financeiras em que a pessoa tiver conta, detalhando seus ganhos ao longo do ano (aqui enquadram-se bancos, corretoras de investimentos e seguradoras); 

-o Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) informando quanto os aposentados e pensionistas receberam ao longo do ano. 

E aí? Você tinha conhecimento disso? É bom atentar-se a essas obrigações para evitar penalidades desnecessárias. Que tal contar com uma contabilidade para auxiliar nesse processo? 

A Fatto Contabilidade acompanha você para que todos os informes sejam feitos com precisão, agilidade e compromisso. Cuide de sua empresa, conte com a Fatto! 

Comentários


Últimos artigos