Importância da Contabilidade do seu negócio integrado ao coworking

Fatto contabilidade      quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Compartilhe esta página com seus amigos
Importância da Contabilidade do seu negócio integrado ao coworking

Bem-vindo de volta ao nosso cantinho, meu caro leitor assíduo! Hoje, separamos mais um tempinho para falar contigo sobre o futuro. Apesar do ambiente não ser tão “futurístico” assim, uma vez que já está no mercado há um tempo.  

Curioso para saber do que estamos falando? Desculpe nossa gafe! Vamos introduzir o assunto melhor. Hoje, vamos falar um pouco sobre Coworking. Sabe o que é? Onde vive? Do que se alimenta? Qual a importância da contabilidade do seu negócio integrado a ele? Isso e muito mais, hoje, no Globo repórter... Não... Espera...  

Agora, aqui, no nosso blog. Por isso, separe nossos minutos e relaxe! Vamos conversar! 

Vamos começar deixando esclarecido em nossas mentes e em nossos corações “o que é um coworking”. Até mesmo porque, se você tem em mente que inovação, criatividade e troca de experiências faz parte do crescimento de seu negócio, então, você precisa conhecer um coworking. 

Para uma ideia resumida, curta e direta do que seria um coworking, podemos dizer o seguinte: “Coworking é um movimento de pessoas, empresas e comunidades que buscam trabalhar e desenvolver suas vidas e negócios juntos, para crescer de forma mais rápida e colaborativa”. Ainda ficou um pouco vago, não é mesmo? Vamos melhorar isso: 

Pense em um espaço que reúne estrutura necessária para que diversas empresas (ou profissionais liberais) se juntem ali e desenvolvam seus negócios! Esse espaço é um coworking. Ele pode ter fins comerciais ou não, e conta com toda estrutura que um escritório tradicional teria, porém compartilhada por todos os integrantes do espaço. Ali, usualmente, diversas empresas distintas passarão o dia e darão continuidade em seus negócios – trabalhando em seus projetos e, concomitantemente, fazendo networking.  

Networking”... Foque nessa palavra! Isso porque esse é um método de marketing de baixíssimo custo e muito eficaz para você desenvolver oportunidades e contatos de negócios. E o coworking pode proporcionar isso à sua empresa.  

Mas, não é somente pelo networking que um coworking pode ser vantajoso para sua empresa. Vamos pensar em questões contábeis?  

1 – REDUÇÃO DE CUSTOS 

Você sabe o quão oneroso pode ser abrir o seu próprio negócio, certo? Exatamente por isso, é necessário estabelecer quais são as prioridades e cuidar para economizar no máximo possível. Imagine o tempo necessário para ter um escritório completo? Muitas vezes nem é necessário ter um local fixo de trabalho. O coworking pode te oferecer isso! Você paga, única e exclusivamente, pelo tempo em que está utilizando o espaço sem perder a qualidade de um escritório completo e qualificado.  

2 – PROFISSIONALISMO 

Pegamos pesado falando assim? Você pode até pensar que sim, mas, um coworking pode te ajudar a passar uma imagem mais profissional sim – e, consequentemente, ajudar em suas finanças.  

Isso porque ao marcar reuniões com fornecedores, colaboradores e investidores em um coworking, você demonstra seriedade e profissionalismo, deixando claro que está liderando um negócio sério e confiável. Sem contar que você mostra que sabe MUITO sobre economia – uma vez que a terceirização do espaço é algo muito rentável e econômico para sua empresa. 

3 – GESTÃO DE TEMPO 

Se você já trabalha de casa (e estamos desconsiderando o atual momento de pandemia, ok?!), já tem ciência de como é comum desorganizar a agenda e deixar que o trabalho invada horários de descanso.  

Um coworking te ajuda a “evitar” isso – exatamente por obrigar que toda a equipe trabalhe em horário comercial (o horário em que o coworking funciona). Isso auxilia na qualidade de vida e no foco dentro do intervalo de tempo que você tem disponível para trabalho. Ou seja, maior produtividade, maior rentabilidade.  

4 – ENDEREÇO FISCAL 

Um ponto contábil que pode ajudar ainda mais é esse: o endereço fiscal.  

A utilização do mesmo, em um coworking, seria, basicamente, utilizar o espaço apenas para fins tributários e formais – como a abertura de sua empresa. Nesse caso o endereço constará em documentos oficiais, como cartão de CNPJ, contrato social, alvará de localização, inscrição estadual e municipal, entre outros. Ou seja, você pode regularizar o início de sua empresa, sem a necessidade de correr atrás de documentações, contratos e outras dores de cabeça. Tudo assim: simples, fácil e prático! Ah, e ainda economiza uma graninha que pode ser investida no próprio negócio, né? 

Por último, mas, não menos importante, existem alguns espaços de coworking que disponibilizam uma vantagem maravilhosa (como um “quebra galho” para o cliente) – uma consultoria contábil. Em alguns casos, ainda há a viabilidade da primeira hora ser gratuita (para que você verifique se tudo está “ok” para a sua utilização e o crescimento de sua empresa. Dessa forma, você consegue tirar todas as dúvidas e se orientar com a parte fiscal e tributária que, sinceramente, muita gente bate cabeça. 

Maravilhoso, não é mesmo?! Sob um viés contábil, são muitas as vantagens da utilização de um coworking. Isso porque sabemos que todas as tramitações e todos os passos de uma empresa sempre geram despesas e, em um coworking, essas despesas podem ser drasticamente reduzidas. Além de melhorar a vida do empresário, no caso, você.  

Quer dados que comprovem? Vamos lá: o último Censo Coworking Brasil, realizado em 2018, aponta que há mais de mil espaços compartilhados no país, nos quais circulam 214 mil pessoas mensalmente. Cada coworking abriga uma média de 21,2 residentes. Desses, mais de 60% indicaram melhora na saúde, vida social, networking profissional, organização pessoal e produtividade no trabalho. 

Em resumo, não se trata de um custo extra para sua empresa, mas, sim, de uma economia. Colocar sua empresa em um coworking acaba sendo, pois, um investimento. Você (e sua empresa) terão estrutura melhor para trabalhar e receber seus clientes e fornecedores, ampliará sua rede de contatos e irá trabalhar de forma mais eficiente ao separar sua vida profissional da vida pessoal. Isso retorna em um valor/hora de trabalho maior em um curto/médio prazo. 

Vale a pena experimentar! 

 

Comentários


Últimos artigos