Estou negativado, posso me formalizar como MEI? 

Fatto contabilidade      segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Compartilhe esta página com seus amigos

 

A pandemia trouxe consigo muitos desafios e uma crise econômica sem precedentes.  Neste contexto, muitos acabaram contraindo dívidas e tendo o nome negativado. Acredite, se isso aconteceu com você, você não é o único!  

 

Além disso, vale ressaltar a taxa de desemprego que cresceu vertiginosamente desde o início da quarentena. Muitos profissionais ficaram desempregados nesse período, e viram no empreendedorismo uma forma de recomeço.  

 

O que muita gente não sabe é que, mesmo com o nome negativado, é possível abrir um MEI e iniciar as atividades de uma empresa. 

 

Mas vamos por partes. Primeiro, você precisa saber o que é esse enquadramento e se ele é adequado para você. Para isso, responda a essas perguntas: 

 

O seu plano de negócios demanda somente 1 funcionário? 

O seu faturamento não irá passar de R$ 81.000,00 por ano? 

Você não é sócio, administrador ou titular de outra empresa? 

 

Se você respondeu sim a essas três perguntas, parabéns, você já pode dar o primeiro passo para a abertura do MEI.  

 

Mas antes disso ainda tem outra coisa muito importante a se verificar: a lista de atividades  econômicas  permitidas para o enquadramento no MEI.   

 

Você só pode  fazer parte desse regime se  a atividade que você for exercer como microempreendedor individual  estiver nessa lista. A lista de atividades está nesse link  http://www.portaldoempreendedor.gov.br/temas/quero-ser/formalize-se/atividades-permitidas, é só verificar lá!  

 

Está tudo ok com a atividade? Então reúna os seus documentos e faça o processo através do site  portaldoempreendedor.gov.br. A partir daí, você estará formalizado e pronto para iniciar suas atividades.   

 

Lembre-se de verificar as questões que envolvem emissão de notas fiscais, que podem mudar de cidade para cidade! 

 

Viu só? Além de ser um processo bem simples, você pode começar a ganhar  uma nova renda, sem ter a preocupação de estar negativado, fazer o seu pé de meia e recomeçar.   

 

Para uma consultoria ou verificação de enquadramento adequado, recomendamos fortemente a orientação de um profissional especializado. E para isso, conte com a gente! 

Comentários


Últimos artigos