E para 2021, quais são as expectativas no mundo empresarial?

Fatto contabilidade      quinta-feira, 4 de março de 2021

Compartilhe esta página com seus amigos

 

Embora ainda não tenha acabado a crise sanitária do novo coronavírus e seus impactos severos na economia mundialo empresariado brasileiro não se deu por derrotado nem mesmo nos piores momentos da pandemia e, diferente do que muitos imaginam, há forte otimismo para 2021.  

 

Sabemos que os impactos da crise causados pela pandemia ainda serão sentidos por um longo período. A economia é um dos setores que mais tem sofrido os impactos da crise, e assim como foi em 2020, muito do cenário econômico de 2021 será ditado pelos acontecimentos em torno da Covid-19. 

 

Mas há um otimismo presente entre diferentes segmentos, que esperam uma retomada forte e com medidas governamentais que guiem o país nessa reação da economia. 

 

De acordo com presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial da Região Leste de Aparecida de Goiânia (Acirlag), Maione Padeiro, que tem acompanhado de perto as demandas empresariais de vários setores, para curto e médio prazos temos uma perspectiva positiva em praticamente todos os setores da economia. Sabemos que é um caminho difícil para retomada aos patamares da economia como antes da pandemia, mas estamos muito confiantes na recuperação. Os números têm mostrado isso. É importante apostar no otimismo.”  

 

Para 2021, o PIB deve crescer na faixa de 3 a 4%, e taxa Selic está hoje na casa de 2%. Acredita-se que, pelas declarações do Banco Central, no ano que vem deve ficar entre 2 e 3%. Considerando que a taxa de financiamento hoje está por volta de 5 a 7%, estamos falando algo quase três vezes menor do que o pico vivido no setor, que foi 2013. Existe uma boa expectativa com a chegada de novos empreendimentos, como é o caso do setor imobiliário. 

 

Outros setores também estão com expectativa de crescimento, como a indústria farmacêutica, a indústria alimentícia, o agronegócio, o setor de moda, educação, e até mesmo o turismo que foi um dos setores que mais tem sofrido com a pandemia. 

 

Se os especialistas estão tão otimistas com o mercado e os números apontam que o crescimento é viável, nos resta torcer para que a nossa economia tenha a retomada que o povo brasileiro anseia e merece. 

 

Fatto Soluções Contábeis - CRC/MG 009127/O-9

Comentários


Últimos artigos