Como abrir uma franquia?

Fatto contabilidade      terça-feira, 8 de junho de 2021

Compartilhe esta página com seus amigos

 

É fato que uma franquia é um modelo de negócio já estruturado e que aparentemente, já deu certo no mercado.  

 

Muitas pessoas desejam começar um empreendimento, mas não sabem como iniciar isso na prática. Outras, ficam com receio de investir o capital há muito tempo guardado e acabar em um negócio falido. 

 

Esses são apenas dois de dezenas de fatores existentes no meio empresarial e principalmente, quando falamos sobre começar um empreendimento. 

 

Analisando este cenário, uma franquia entra como um modelo de negócio completo, onde o empreendedor que optar por ele, precisa seguir algumas regras e diretrizes do franqueador. 

 

Pensando nisso, resolvemos trazer algumas questões relevantes a se considerar antes de iniciar um negócio como franqueado. Quer ver? Então, continua lendo este artigo! 

 

1. Faça uma autoanálise - O primeiro passo é fazer uma autoanálise criteriosa, faça algumas perguntas a si mesmo e a partir de suas respostas, você terá a análise completa sobre o que espera com seu negócio. 

 

2. Escolha seu perfil de negócio - O seu negócio precisa ter a sua cara. Escolha um segmento com o qual você se identifique e não uma franquia de modismo. 

 

3. Verifique sua capacidade de investimento - É necessário que você verifique o investimento que tem disponível. Além dos valores para investimento, você precisará de uma folga financeira para os primeiros meses de operação. 

 

4. Pesquise a franqueadora - Nesta etapa, você deve pesquisar sobre a franqueadora, ou seja, verifique quantas unidades a rede possui, quando foi criada, quando entrou para o Franchising e quantas lojas próprias opera, por exemplo. 

 

 5. Converse com franqueados - Nesta etapa você testará se o suporte da franqueadora, e tudo que ela promete, realmente está funcionando. Visite as lojas e converse com os franqueados da rede. 

 

 6. Analise a Circular de Oferta de Franquia - O momento de análise da Circular de Oferta de Franquia, documento desenvolvido pelo franqueador e que apresenta todas as condições gerais do negócio, é bastante importante. Na COF, você encontrará também uma minuta do Contrato de Franquia que você irá assinar caso vá até o fim na sua negociação. 

 

 7. Escolha bem o ponto comercial - O ponto comercial é um dos aspectos de maior importância para quem vai abrir uma franquia de varejo, uma vez que para esse tipo de negócio o ponto deve permitir uma boa exposição da marca. 

 

 8. Analise os concorrentes - Verifique a concorrência ao redor do seu ponto comercial, analise seus pontos fracos e fortes, e compare com os diferenciais do seu negócio. 

 

 9. Não faça nada por impulso - É importante que você seja o mais racional possível, verifique todos os prós e contras do negócio, e tome sua decisão com muita cautela. 

 

10. Entenda seu papel como franqueado - Lembre-se que como franqueado você deverá seguir regras definidas pela franqueadora, atuando conforme estipulado no contrato. Se você não se vê seguindo essas normas, você não se sairá bem como franqueado. 

 

Seguindo esses passos, ao final da análise, provavelmente você terá uma resposta se esse modelo de negócios se encaixa nas suas expectativas e estilo de vida. 

 

Esperamos ter te ajudado com este conteúdo até a próxima! 

Fatto Soluções Contábeis 
CRC/MG 009127/O-9 

 

Comentários


Últimos artigos