ANÁLISE SWOT PARA CAPTAÇÃO DE CLIENTES

Fatto contabilidade      quarta-feira, 15 de setembro de 2021

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ANÁLISE SWOT PARA CAPTAÇÃO DE CLIENTES

Vamos aproveitar esse dia do cliente para entender como você pode usar a análise SWOT (tão conhecida e usada por nós, da contabilidade) para captar mais clientes para a sua empresa? 

 

Quer entender como? Continue lendo! 

 

A primeira coisa que você precisa ter em mente, antes de começar a entrar mesmo nessa leitura, é que nem sempre querer crescer significa estar preparado para isso. Dessa forma, ampliar o número de clientes sem ter uma estrutura adequada para atender a nova demanda com qualidade pode trazer um sério prejuízo à reputação do seu negócio. 

 

Além disso, muitas empresas falham em deixar o planejamento de lado e executar ações baseadas apenas na própria intuição. Para que você entenda bem do que estamos falando, podemos dar um exemplo simples: não adianta aumentar a quantidade de clientes e sobrecarregar a equipe, perder o controle do que está sendo realizado e atrasar entregas. Entendeu? 

 

Tendo isso em mente, vamos começar nossa análise! 

 

 ENTENDA O SEU NEGÓCIO! 

 

Conheça aquilo que você faz bem e reconheça aquilo em que precisa melhorar. Para fazer esse estudo sugerimos utilizar a análise SWOT em sua empresa (em inglês, strenghtsweaknessesopportunities e threats) que é uma ferramenta utilizada para levantar as forças e fraquezas, oportunidades e ameaças de uma empresa.  

 

Dessa forma, essa avaliação global vai levantar dados internos e externos importantes sobre a realidade da atuação da sua empresa e te ajudar a pensar estratégias para otimizar o seu serviço. 

 

PONTO 1 – AMBIENTE INTERNO 

 

Forças: Levantar e analisar as vantagens internas da sua empresa em relação à concorrência. Qual é o diferencial competitivo da empresa, nível de conhecimento do segmento e tecnologias disponíveis, qualificação dos profissionais, reputação, imagem, recursos físicos, e outros. 

Fraquezas:  Levantar e analisar as desvantagens internas da sua empresa em relação à concorrência.  São fatores que impedem resultados potencialmente melhores, mas que podem ser trabalhados com a gestão. Você deve identificar os motivos de insatisfação e perda de clientes, baixa produtividade, entre outros. 

 

PONTO 2 – AMBIENTE EXTERNO 

 

Oportunidades: Examinar os aspectos do contexto no qual a empresa está inserida e verificar como elas podem potencializar o negócio. 

Ameaças: Avaliar os fatores externos do ambiente no qual a empresa está inserida que são capazes de influenciar o desempenho do negócio negativamente. 

 

Certamente você já ouviu dizer que é importante “arrumar a casa antes de receber visitas”. Em conclusão, a Análise SWOT na sua empresa vai te ajudar a ter uma visão ampla e clara das melhorias necessárias para otimizar seus serviços.  

 

A partir daí você poderá criar estratégias mais efetivas para a captação de clientes. 

 

Ah... E antes que a gente encerre a sua leitura: feliz dia do cliente!

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